quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Saiba por que montar um cardápio semanal

Dra. Jackeline Taglieta
Atualmente, muitas pessoas tentam seguir uma alimentação equilibrada – não só por uma questão estética, mas também por uma preocupação maior com sua saúde e qualidade de vida.

Porém, muitas pessoas comentam também que encontram algumas dificuldades na hora de seguir uma dieta saudável: a “falta de tempo” e de “criatividade” para preparar seus próprios alimentos muitas vezes são queixas.

Com isso, tais pessoas acabam optando por comer fora ou fazendo, em casa, o que lhes parecer mais prático. Nesses casos, fica claro que, com mais organização e, consequentemente, com um pouquinho mais de tempo, elas conseguiriam seguir uma alimentação mais saudável, comendo fora e/ou optando por pratos prontos somente em ocasiões especiais.

Mas, a solução para esse problema é mais simples do que parece: que tal montar um cardápio semanal?
Os benefícios desse tipo de atitude são muitos! Confira abaixo:

Criatividade. Conforme destaca Jackeline Taglieta, nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, fazer um cardápio semanal, em vez de inventar em cima da hora o que fazer para comer, permite que sejamos mais criativos. “Com tempo, é possível pensar e até pesquisar novas possibilidades de preparar um mesmo alimento”, diz.

Variação de alimentos. Jackeline Taglieta destaca que, ao esquematizar o cardápio da semana, também visualizamos melhor nossa alimentação, e isso nos ajuda a identificar monotonias alimentares e nos estimula a variar mais o menu, o que é bastante rico do ponto de vista nutricional. “Exemplo: em vez de feijão todo dia, por que não variar com grão de bico, lentilha?”, comenta.

Economia de tempo. Otimização do tempo sem dúvida é um grande ganho para quem faz planejamento semanal do cardápio, conforme destaca Jackeline Taglieta. “Isso ocorre pelo fato da pessoa otimizar as compras no varejão e supermercado. E por permitir que se utilize períodos mais livres para adiantar pratos que serão servidos em posteriores. Por exemplo:  é possível já deixar a sopa pronta e congelada, o quibe assado, o refogado que irá na abobrinha recheada de amanhã já adiantado, lavar as folhas da salada... E, sabendo  previamente das tarefas, é possível inclusive dividi-las entre os familiares”, explica.

Menos ansiedade. Outro ganho bastante positivo, conforme explica Jackeline Taglieta, é a redução da ansiedade em relação à comida, por todos da família, por já saber o que "vamos jantar ou almoçar hoje".

Alimentação mais saudável. Jackeline destaca que, como consequência desse planejamento prévio, reduz-se quase que totalmente o risco de pedir pizza, abrir um pacote de macarrão instantâneo ou comer um pão francês com frios para jantar, por exemplo, “por que não tinha nada pra comer".

Dicas para montar o cardápio semanal

Grande parte das pessoas aproveita o descanso de domingo para preparar seu cardápio semanal e já fazer as compras no supermercado.

Uma dica legal é contar com a praticidade que o Delivery do Emporium Alimente (http://www.emporiumalimente.com.br/) oferece para garantir seus produtos preferidos (e que farão parte do seu cardápio da semana). E o melhor de tudo é que as compras podem ser feitas, inclusive, aos domingos... E logo na segunda-feira pela manhã, os produtos serão entregues no conforto do seu lar.

É importante que o cardápio semanal seja feito conforme as orientações passadas por um nutricionista. Então, caso você ainda não tenha se consultado com um, pense nesta possibilidade... O(a) profissional poderá te ajudar muito, inclusive te dando boas dicas para que você monte um bom cardápio semanal.

“O nutricionista vai identificar junto ao cliente suas necessidades nutricionais específicas, ou seja, as quantidades de cada alimento que lhe são recomendadas, que alimentos ele deve comer em mais ou menor frequência, se existem alimentos que  ele não deve consumir devido a, por exemplo, alergias alimentares subclínicas. E com o nutricionista, o cliente terá mais segurança de elaborar o cardápio semanal que esteja de acordo com as suas necessidades e com a sua rotina”, destaca Jackeline Taglieta.

O que não pode faltar no cardápio semanal?

A nutricionista Jackeline explica abaixo o que levar em consideração na hora de montar um cardápio semanal:

1. Via de regra: verduras e legumes no almoço e no jantar; e em uma das duas refeições pelo menos deve ter um verde-escuro (couve, brócolis, espinafre, escarola, rúcula, agrião...);

2. Leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico): normalmente é indicado uma vez ao dia, mais comumente no almoço;

3. Sempre opte por bons carboidratos: arroz integral, quinua, batata doce etc.;

4. No jantar, prefira pratos mais simples e únicos, do tipo quibe, omelete, peixe acompanhados da salada ou verduras e legumes cozidos, ou então sopas com bastantes legumes, verduras e somente um tipo de carboidrato (ou batata, ou macarrão, ou mandioquinha etc.).

O que não deve fazer parte do cardápio semanal

Abaixo, Jackeline Taglieta cita o que não deve fazer parte do cardápio semanal da pessoa que tenta seguir uma alimentação saudável.

Frituras: representam calorias extras desnecessárias e aumentam muito o perfil inflamatório da alimentação, o que é bastante indesejável para o organismo.

 Embutidos de forma geral: linguiça, salsicha, presunto etc. São ricos em sódio, gorduras saturadas, glutamato monossódico, corantes e conservantes potencialmente cancerígenos.
Temperos industrializados (do tipo caldos prontos): possuem altíssimo teor de sódio (ruim para rins e saúde cardíaca) e de glutamato monossódico, um realçador de sabor que por si só engorda.

 Pratos congelados ou empacotados que contenham o glutamato ou gordura vegetal hidrogenada: esse tipo de gordura, além de prejudicar o controle do colesterol, altera a glicemia. Leia sempre a lista de ingredientes dos produtos industrializados.


Com essas dicas, fica mais fácil você se organizar e montar com antecedência seu cardápio semanal, garantindo uma alimentação mais saudável para toda a família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário