Glúten. Com certeza você já viu por aí alguma embalagem de alimento com essa palavra. Mas por que será que tem tanta gente buscando alimentos sem glúten hoje em dia?
O glúten é uma combinação muito específica de proteínas que está sempre presente no trigo, no centeio, na aveia e na cevada (e quando falamos desses alimentos, também estamos falando dos seus derivados, como a farinha de trigo e tudo o que se faz com ela, como pães, bolos e biscoitos). É o glúten que dá a textura macia a esses alimentos.
Não necessariamente o glúten faz mal a saúde, a não ser que a pessoa tenha alguma sensibilidade a ele (detectada em consulta com médico ou nutricionista). Para estas pessoas o glúten pode causar problemas como alergias, dermatite, prisão de ventre e aumento de peso. Além disso, existem algumas doenças que para serem tratadas exigem que o glúten seja retirado da alimentação: é o caso, por exemplo, da doença celíaca. Além desses, alguns estudos recentes mostram que crianças com autismo, Síndrome de Down e adultos com escleroses e outras doenças do sistema nervoso tendem a ter melhores resultados no tratamento quando retiram o glúten da alimentação.
A maior dificuldade da maioria das pessoas no início é encontrar alguma alternativa para substituir os pães, bolos, biscoitos, cereais matinais, macarrão e tudo o mais que é feito principalmente com a farinha de trigo. Para substituí-los, o melhor mesmo é se fartar das frutas, verduras, legumes, castanhas e grãos integrais sem glúten (como o arroz, a quinoa, a soja, os feijões, lentilha e outros).
Também é possível comprar farinhas para pães e bolos já prontas que não contém glúten, que você encontra na Emporium Alimente.
Se você quer seguir um plano alimentar sem glúten, converse com seu nutricionista para que te informe os alimentos certos para serem substituídos no seu dia a dia.
Se você quer seguir um plano alimentar sem glúten, converse com seu nutricionista para que te informe os alimentos certos para serem substituídos no seu dia a dia.
(com informações do site uol e mãe terra)