terça-feira, 10 de março de 2015

COLUNA DO EDUARDO FRACCAROLLI


Hoje todos estão atentos aos rótulos nutricionais dos produtos. Uma dica é sempre que for ler, verificar a porção indicada, porque muitas vezes variam de um produto para o outro. 

Seguindo essa preocupação com o que é descrito nos produtos industrializados hoje em dia, foi criada na internet, por um grupo de famílias de alérgicos a campanha #poenorotulo. Espalhadas geograficamente, mas bem unidas em um único objetivo: abrir os olhos da população não-alérgica para a necessidade da rotulagem correta de alimentos alérgenos, como leite, soja, ovo, peixe, crustáceos, amendoim, oleaginosas, entre outros. Querem comer com segurança, independentemente de que forma isso aconteça: projeto de lei, resolução da Anvisa ou iniciativa das indústrias. O problema é que, nos rótulos, há falta de clareza em relação à presença dos principais alérgenos alimentares.

A insistência na importância da rotulagem existe porque, nas indústrias, há uma prática comum de compartilhamento de maquinário para produção de vários produtos e alimentos – com informações incompletas nos rótulos. E o alérgico alimentar corre risco de morte dependendo do seu grau de sensibilidade, com risco de choque anafilático e fechamento de glote, entre outras reações graves. No Brasil, cerca de 8% das crianças e 3% dos adultos possuem alergia alimentar e vivem reféns de rótulos com pouca ou nenhuma informação.


Por isso, a Emporium Alimente apoia a causa e frisa para todos os seus clientes observarem o que está escrito com aquelas pequenas letras atrás de cada produto que desejam comprar. Isso fará com que tenha maior consciência do que de fato está consumindo! 


(Com informações do site oficial da campanha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário