terça-feira, 17 de março de 2015

COLUNA DO EDUARDO FRACCAROLLI


Com certeza você já ouviu alguém falar a frase “Eu sou intolerante à lactose!” ou “Eu tenho alergia a leite!”. Mas você sabe que existe diferença esse estes dois tipos de problemas?

A primeira entre os dois está na substância do leite – ou seja, a alergia está relacionada à proteína do leite de vaca enquanto a intolerância está ligada ao açúcar do leite, que é a lactose. Como explicaram os especialistas, a alergia costuma restringir mais a vida do paciente porque os sintomas aparecem rapidamente não só pela ingestão do leite, mas também pelo contato ou cheiro do alimento. Além dos alimentos, é preciso tomar cuidado ainda com alguns cosméticos que podem ter leite, como xampus, hidratantes e até lenços umedecidos.

Já a intolerância ocorre quando o paciente para de produzir a enzima capaz de quebrar o açúcar do leite, o que o faz sentir algum desconforto gastrointestinal quando ingere a bebida. Nesse caso, os sintomas podem ser gases, barriga inchada e diarreia, mas depende muito da quantidade ingerida, ao contrário da alergia, que pode ocorrer em qualquer quantidade. Nesse caso, o paciente pode tomar, por exemplo, leite com redução de lactose.

Por isso, se tiver algum indicio de problemas em relação ao leite, não deixe de procurar um especialista para avaliar qual o seu tipo, intolerância ou alergia. Assim você fará o tratamento adequado, evitando certos alimentos e produtos.


(Com informações do site G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário