quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Como se alimentar bem e aproveitar melhor os dias de Carnaval


O Carnaval se aproxima. Hora de preparar os confetes e caprichar na fantasia. Para aproveitar melhor os dias de folia nada melhor que tomar alguns cuidados com a alimentação. Para quem curte os bailes de Carnaval ou vai desfilar em alguma escola de samba, vale a dica de caprichar no cardápio para ter energia suficiente para a maratona carnavalesca.

A nutricionista Luciana Harfenist afirma que para uma sensação de bem-estar durante a maratona de curtição, é fundamental se manter bem alimentado e não pular nenhuma refeição. Confira mais dicas da nutricionista para cair na na folia!

No aquecimento
Até três dias antes das festas começarem, invista no consumo de carboidratos integrais. “Pães, massas, batata, arroz, aveia e milho são boas pedidas para aqueles que desejam ter energia de sobra para curtir o Carnaval”, explica.

Durante a folia
Para aumentar o gás durante o feriado, monte um cardápio variado e balanceado. “A refeição ideal para os dias agitados deve conter diversos legumes e verduras, uma porção de proteína magra e uma porção de grãos e cereais integrais, como arroz integral, quinoa ou lentilha”, conta Luciana. Os sucos e shakes de frutas são boas opções para completar uma alimentação rica em nutrientes.

Na praia
Com as altas temperaturas, muitas pessoas perdem o apetite e se rendem somente a petiscos. É aí que está o problema! “O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e carboidratos faz com que a digestão fique mais lenta, causando a sensação de mal-estar”, ressalta a especialista. Além disso, muitos dos alimentos vendidos por ambulantes podem ter origem duvidosa. Para aproveitar a praia de forma saudável, inclua na bolsa de praia belisquetes como damasco seco, barra de frutas funcionais sem adição de açúcar, mix de nuts, barras feitas com sementes, bananada sem açúcar, snacks de alga e diferentes tipos frutas. E não se esqueça da hidratação! “Beba de 2 a 3 litros de água por dia”, recomenda.

Nos blocos
Os blocos de Carnaval não costumam oferecer boas opções para quem precisa se alimentar na rua. Por isso, leve na bolsa barrinhas de cereais e frutas secas, como passas, ameixa, tâmaras e figos. “Elas são ricas em minerais e fibras alimentares, além de combinarem bem com oleaginosas como amêndoas, castanha do pará e nozes”. Esses alimentos garantem a saciedade e ajudam a manter a energia em alta. “Outra dica importante é evitar alimentos com muito açúcar, que aumentam os níveis de glicose e podem levar a quadros de hipoglicemia, causando mal-estar e sonolência”, orienta Luciana. Frituras, espetinhos e outros alimentos gordurosos também devem ficar de fora do cardápio.

Detox da quarta-feira de cinzas
Se o Carnaval pesou mais do que deveria, opte por alimentos leves, frescos e orgânicos.  Saladas com vegetais como couve, repolho, brócolis, couve flor, espinafre e rúcula são as mais indicadas. “Eles ajudam o fígado a eliminar todas as toxinas acumuladas nos dias de festa”, explica. Prefira as carnes magras como peixe, peito de frango e peru. Para diminuir a sensação de inchaço, a melhor opção são as frutas ricas em água como abacaxi, melancia, melão, maçã e morango. Sucos e chás também são recomendados. “O chá feito com erva dente de leão tem um papel bem positivo no fígado e o chá de hibisco também é ótimo, experimente gelado com canela ou gengibre”, indica Luciana.

São as dicas da Emporium Alimente para você curtir o feriado prolongado sem deixar de lado a saúde!

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário