quinta-feira, 23 de abril de 2015

COLUNA DO EDUARDO FRACCAROLLI


Uma das perguntas que recebo com frequência é de pessoas querendo saber quais alimentos substituem a carne e o leite. Sem dúvida é um questionamento válido, afinal somos “bombardeados” com informações de que esses dois alimentos de origem animal são fundamentais para a nossa boa nutrição. 

Costumo iniciar a minha resposta com a seguinte frase: “Nenhum alimento contém todos os nutrientes, assim como nenhum nutriente está em apenas um alimento”. O que eu quero dizer é que o mais importante em uma dieta é a variedade, equilíbrio e a sua composição ao longo do dia e não o consumo de um ou outro alimento isoladamente.

Avaliando a carne podemos dizer que ela é considerada um alimento fonte de proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. Nutrientes que não são encontrados em proporções similares em outro único alimento, mas que podem facilmente serem consumidos ao longo do dia com uma dieta diversificada e equilibrada, com o benefício de se consumir outros nutrientes que a carne não contém em quantidades significativas.

O leite e seus derivados são considerados principalmente como fonte de cálcio, mineral importante para a manutenção da saúde óssea. Entretanto diversos outros alimentos de origem vegetal contém cálcio, com inclusive, uma absorção melhor que a do leite.

Consulte um nutricionista para que ele passe um plano alimentar de acordo com as suas necessidades diárias de cada nutriente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário