terça-feira, 30 de junho de 2015

COLUNA DO EDUARDO FRACCAROLLI


A vitamina D é um tipo lipossolúvel e é a única que pode ser produzida em nosso organismo por meio dos raios ultravioleta do sol. A pró-vitamina D ingerida e sob a ação da radiação do sol se transforma em vitamina D, que se concentra na pele. Isso promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Também ajuda a manter os níveis sanguíneos de fósforo.

Os alimentos fontes de vitamina D são peixes (sardinha, salmão, arenque), ostras, cereais, entre outros. A deficiência de vitamina D pode ser causada pela exposição inadequada à luz solar ou pela deficiência alimentar. A exposição adequada para absorção através dos raios solares é de 10-15 minutos (pernas, braços e tronco), sem filtro solar - necessário à exposição no horário correto: de manhã cedo ou final da tarde-. Os sintomas de falta de vitamina D no nosso organismo incluem desenvolvimento de osteoporose nos adultos, insônia, nervosismo excessivo, entre outros.

Para que não haja deficiência de Vitamina D no organismo, procure um nutricionista que montará um plano alimentar de acordo com sua necessidades diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário