quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Emporium Alimente deseja um Feliz Ano Novo!

Mais um ano chega ao fim e, mais uma vez, o Emporium Alimente tem ótimos motivos para agradecer.

“2014 foi um ano especial para nós... Fizemos parcerias importantes, trouxemos novos produtos à loja, ampliamos nossa comunicação, sempre com objetivo de melhor atender nossos clientes”, comenta Eduardo Fraccarolli Buriola, proprietário do Emporium Alimente.

Em relação aos objetivos para 2015, Eduardo reforça a proposta de continuar oferecendo uma grande variedade de produtos às pessoas que seguem uma alimentação saudável, além de incentivar cada vez mais a população piracicabana a seguir bons hábitos alimentares, desmitificando o pensamento de que dieta é sinônimo de restrição de tudo aquilo que é saboroso.

“Só tenho a agradecer meus clientes e amigos que fizeram que este ano de 2014 fosse um sucesso para o Emporium Alimente. Fico muito feliz quando vejo que a pessoa sai satisfeita daqui com o produto que estava procurando e, às vezes, até com outras coisas que achou interessante e quis levar para casa provar... Mais feliz ainda quando reparo que cada vez mais cresce a quantidade de pessoas interessadas em seguir uma alimentação mais saudável”, finaliza Eduardo.

O Emporium Alimente deseja um Feliz Ano Novo e espera a todos com muitas novidades em 2015!


sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Sugestão para o Reveillon: Torta de pera com framboesas


Hoje trazemos uma sugestão de sobremesa saudável para a ceia ou almoço de Reveillon!

A receita de hoje é da nutricionista Dra. Jackeline Taglieta! Confira:

Ingredientes
Massa:

1 xicara (chá) de farinha de milho ou milharina

½ xícara (chá) de nozes

1 xícara (chá) de aveia sem glúten

¼ xícara (chá) de óleo de coco

¼ xícara (chá) de melado de cana ou calda de agave

1 pitada de sal marinho



Recheio:

1 litro de suco de uva verde (ou suco de maçã, que também é clarinho)

2 peras descascadas

1 colher (chá) de agar-agar em pó

¾ xícara (chá) de geléa de framboesa sem açúcar e sem adoçante (100% fruta)

Água



Molho de framboesa:

1 xícara (chá) de framboesa fresca (ou morango orgânico)

2 colheres (sopa) de melado (ou calda de agave)

Modo de preparo

Massa:

Coloque a farinha de milho, nozes, aveia e sal no liquidificador ou processador, e triture até virar uma farinha fina. Adicione o óleo e o melado à farinha e misture bem até formar um massa com consistência de uma massa de cookie. Espalhe em uma forma redonda de 23 cm de diâmetro e leve para assar 30 minutos a 180°C (forno pré-aquecido).

Recheio:

Cozinhe as peras no suco de uva por 20 minutos (até ficarem macias com o toque do garfo). Retire da panela e, após resfriarem um pouco, corte-as em fatias finas e reserve. Em outra panela, coloque 1,5 xícaras (chá) do suco de uva do cozimento e o agar-agar. Cozinhe em fogo baixo até que o líquido ficar bem claro e transparente. Desligue o fogo, cubra e reserve.

Molho de framboesa:

Coloque os ingredientes no liquidificador, bata, coe e sirva com a torta.

Montagem:

Espalhe uma camada de geléa por cima da torta já assada. Arrume as peras por cima da geleia. Cubra com o suco com agar-agar. Deixe na geladeira por 20 minutos. Enfeite com framboesas frescas. E sirva com o molho à parte.

(Receita adaptada de Bela Gil)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Receita para o Natal: Arroz Natalino Vegetariano

Imagem meramente ilustrativa

Hoje mostramos mais uma deliciosa receita para o seu Natal! A sugestão é da nutricionista Dra. Jackeline Taglieta! Confira:

Arroz Natalino Vegetariano
Ingredientes

½ colher (sobremesa) de manteiga clarificada (ghee) ou óleo de coco

1 cebola roxa grande

1 colher (sopa) de alho picado

200 g de tofu defumado

10 tâmaras secas sem caroço (ou uvas passas)

500 g de arroz integral

Sal marinho a gosto

150g de amêndoas

1 colher (sobremesa) de açafrão da terra (cúrcuma)

2 colheres (sopa) de salsinha picada



Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente o tofu em cubinhos, as tâmaras picadinhas, o arroz e o sal, e refogue bem, Acrescente àgua e deixe cozinhar. Depois de cozido, misture as amêndoas levemente trituradas, o açafrão e a salsinha picada.


(Receita adaptada de Dra. Fernanda Serpa)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Dica de receita para a ceia: Almôndega de Abobrinha


Ingredientes

2 abobrinhas italianas grandes
Aveia em flocos finos
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena
Alho picado
Cheiro-verde a gosto
Sal a gosto

Preparo
Corte a abobrinha em rodelas e cozinhe até que fiquem bem macias.
Após cozinhar, amasse com um garfo para que fique com a textura de "papinha".
Faça uma bola com a abobrinha amassada e aperte para retirar o excesso de água, reserve.
Corte a cebola bem miudinha e reserve.
Misture na abobrinha amassada, a cebola, o alho batido, o cheiro-verde e o azeite.
Vá acrescentando aos poucos a aveia em flocos finos, até que essa "massa" fique consistente (é normal grudar na mão mesmo estando firme), acerte o sal e faça as bolinhas do tamanho que desejar.
Frite em óleo quente ou asse em forno médio, até que fiquem ligeiramente douradas.

Dica: as almôndegas podem ser acompanhadas com molho de tomates, arroz integral (ou branco), purê de batatas e uma saladinha.


Fonte: Cantinho Vegetariano

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Por que incluir a biomassa de banana verde na alimentação

Já faz algum tempo que a biomassa de banana verde foi descoberta como um ingrediente aliado da dieta. Ela serve como uma substituta leve e saudável de ingredientes como farinha branca, leite condensado, creme de leite e maionese que dão “liga” aos pratos.

Além de ser muito útil na cozinha, uma colher de sopa de biomassa tem apenas 15 calorias e proporciona inúmeros benefícios. A banana verde é rica em amido resistente, que não é digerido e vai direto para o intestino, onde serve de alimento para os chamados probióticos - ou bactérias boas -, que garantem o bom funcionamento do órgão e a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo nosso bom humor. E o alto teor de fibras da fruta garante ainda a saciedade.

A funcionalidade da biomassa a coloca, então, diretamente na lista de amigos da alimentação saudável, o caminho mais adequado em direção ao emagrecimento e a uma melhor qualidade de vida.

O segredo está em incluir a biomassa de banana verde na maioria dos pratos que levam os tais cremes calóricos já que a biomassa não tem gosto ou ainda, adicioná-la a sucos.

E lembre-se que você encontra a biomassa de banana verde, pronta para o consumo, aqui no Emporium Alimente! Venha buscar a sua!


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Thais Massa fala sobre seus produtos


Os produtos Eat Clean By Thais Massa estão fazendo o maior sucesso no Emporium Alimente! E se você ainda não os conhece, vai adorar saber tudo sobre eles!

A transparência, o compromisso em produzir produtos saudáveis de verdade, sem rótulos enganadores e com preços justos são os diferenciais dos produtos Eat Clean By Thais Massa, de acordo com Thais Massa.

“Queremos transmitir todo o carinho do alimento caseiro... Menos indústria e mais família. Por isso, garantimos que nossos produtos contêm: Amor, Saúde e Sabor”, destaca Thais, que é graduada em Educação Física, Culinarista especializada em Nutrição Esportiva, ministra cursos de Culinária Fit por todo Brasil, especialista na utilização de suplementos proteicos, palestrante em Workshops e Seminários de Nutrição Esportiva e Fitness (Arnold Conference, Seminário Internacional de Nutrição Esportiva) e membro do Gold Team da Probiótica.

Thais Massa conta que a ideia de criar os produtos Eat Clean By Thais Massa, na verdade, partiu do seu sócio, Bruno. “Vimos no mercado um buraco para esses produtos e realmente nossa aceitação foi ótima... Já estamos em todas as regiões do país, pouco mais de 1 mês após o lançamento da marca”, destaca.

Preocupação com a saúde

Atualmente, as pessoas têm se preocupado mais em seguir uma alimentação saudável. Na opinião de Thais Massa, dentre vários motivos para isso, alguns chamam mais a atenção:

1 - Estética: todo mundo quer ter um shape legal e, finalmente, está bem claro que isso não se consegue só com treinos pesados na academia. A alimentação tem papel fundamental.

2 - Informação: o acesso à informação sobre o que é e o que não é saudável está cada dia mais fácil, e todos buscam saúde e qualidade de vida.

3 - Facilidade: hoje em dia não é mais tão difícil fazer dieta, pois já existem vários produtos/empresas que facilitam esse processo, de forma muito mais gostosa.

Em contrapartida, algumas pessoas ainda acham que seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas etc. são hábitos “impossíveis” de serem adotados. Neste sentido, Thais Massa dá algumas dicas. “Equilíbrio. O impossível, muitas vezes, é ser radical. Ninguém precisa ser. Pelo contrário, se ver escravo de alimentação e exercício muitas vezes gera uma ansiedade tão grande que é o que faz com que tudo desmorone. Acredito que o importante é aprender a fazer boas escolhas. Esse é o segredo”, finaliza.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Tudo o que você precisa saber sobre a alimentação vegetariana


Você provavelmente já ouviu falar sobre alimentação vegetariana, mas, se não é adepto dela, talvez ainda tenha algumas dúvidas sobre o assunto. Você sabe, por exemplo, qual é a diferença entre o vegetariano ovolactovegetariano e o vegetariano estrito? Ou ainda, quais são os principais motivos que levam ao vegetarianismo?

Eric Slywitch, médico (formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí), Mestre em Nutrição (UNIFESP/EPM), especialista em Nutrologia (ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia), especialista em Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE - Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral), pós-graduado em Nutrição Clínica (GANEP - Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral), explica que alimentação vegetariana é aquela que não inclui carne de qualquer tipo. “O vegetariano não come, portanto, carne vermelha e nem branca, assim como os frutos do mar”, diz.

O médico, que é docente do curso de especialização GANEP (Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral), diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) e autor dos livros "Alimentação sem Carne - guia prático", "Virei Vegetariano. E agora?" e "Emagreça sem Dúvida", destaca que existem vegetarianos que usam ovos e laticínios, sendo chamados ovolactovegetarianos. “Os que excluem ovos e laticínios são chamados vegetarianos estritos”, diz.

Principais motivos que levam ao vegetarianismo

De acordo com Eric Slywitch, a questão ética é o motivo mais comum que leva à adoção do vegetarianismo. “Nesse contexto, entende-se que os animais são seres sencientes, pois se preservam da dor, buscam satisfação em suas ações e, por isso, devem ser preservados de qualquer ação que lhes cause dor ou sofrimento. Não há diferença, em termos de senciencia, entre um cão e uma vaca, mas culturalmente não aceitamos comer um cachorro, mas achamos normal comer uma vaca”, explica.

A questão de saúde é outro fato que leva à adoção do vegetarianismo, de acordo com o especialista. “Pois há muitos estudos demonstrando redução de diversas doenças ao adotar uma dieta vegetariana”, diz.

Ainda de acordo com Eric Slywitch, a questão ligada ao meio-ambiente é cada vez mais um fator que leva à adoção do vegetarianismo. “Nesse contexto, vale lembra que a pecuária é a principal atividade humana que leva ao desmatamento de florestas, desertificação de solos e contaminação de mananciais de água. A FAO estima que cerca de 70% da floresta amazônica devastada foi devida à expansão da pecuária. Estamos num momento crítico, pensando nas questões ligadas à falta de água, e a pecuária, por conta das suas sérias consequências ambientais, está diretamente ligada a isso”, destaca.

Muitas pessoas também adotam o vegetarianismo, segundo o médico, por questões espirituais, religiosas, ou mesmo pelo fato de não gostarem do paladar da carne.

Benefícios da alimentação vegetariana

De acordo com Eric Slywitch, quando a dieta vegetariana vem associada ao consumo de alimentos integrais, ocorre redução expressiva da prevalência de doenças cardiovasculares, diabetes, diversos tipos de câncer e da obesidade.

Quem pode adotar à dieta vegetariana?

O médico destaca que qualquer pessoa pode aderir à dieta vegetariana, incluindo gestantes, crianças, idosos e atletas.

“Qualquer dieta, com ou sem carne, tem particularidades e deve ser planejada para que supra as necessidade de cada fase específica da vida”, acrescenta Eric Slywitch.

A alimentação vegetariana pode oferecer algum risco à saúde?

O médico explica que qualquer dieta mal feita pode trazer riscos de carência, seja ela com carne ou sem carne. “Não há riscos aumentados ao adotar a dieta vegetariana, e um fato que mostra isso é a redução de prevalência de todas as doenças crônicas não transmissíveis, quando comparado à dieta com carne”, destaca.

Como deve ser a alimentação de uma pessoa vegetariana?

Eric Slywitch explica que a base da dieta vegetariana é a feita pelo consumo de cereais (de preferência integrais), leguminosas (todos os tipos de feijões, ervilha, lentilha, grão de bico), legumes, verduras e frutas. “Os óleos podem compor a alimentação, assim como as oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas). Há uma infinidade de condimentos naturais que podem ser utilizados também”, finaliza o médico.







quinta-feira, 20 de novembro de 2014

10 alimentos antioxidantes para você incluir na dieta

Aveia. Imagem ilustrativa.


Os alimentos antioxidantes eliminam toxinas do organismo e auxiliam na circulação do sangue. Contribuem para o retardo do envelhecimento precoce e para a prevenção de doenças como Parkinson, aterosclerose, Alzheimer, diabetes, entre outras.

Por isso, vale a pena incluí-los na dieta! Confira algumas sugestões:


1. Aveia: fonte importante de silício, auxilia na estruturação da pele, minimizando o aspecto da celulite. Tem ainda betaglucana - molécula que melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção da gordura pelo intestino. Também ajuda a eliminar toxinas.

2. Azeite de oliva: rico em gorduras monoinsaturadas, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Mas dê sempre preferência ao extravirgem, que tem taxa de acidez inferior a 1%. Consuma, no máximo, 2 colheres de sopa por dia.

3. Frutas cítricas: limão, lima-da-pérsia, laranja e goiaba. Eles contêm a poderosa vitamina C, além de bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias, favorecendo a microcirculação.

4. Frutas vermelhas: morango e uvas vermelhas e roxas possuem protoantocianidina -  substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação.

5. Linhaça: rica em ômega 3, anti-inflamatório natural, auxilia na regulação hormonal e  também faz uma "faxina interna", graças ao alto teor de fibras, evitando, assim, o aparecimento de celulite. 

6. Óleo de gergelim: fonte de vitaminas, em especial a E, que atuam como antioxidantes e, assim, protegem as células da ação dos radicais livres. Também tem ação anti-inflamatória.

7. Pepino: diurético natural e anti-inflamatório, ajuda a eliminar as toxinas, é rico em vitaminas A e C, além de sais minerais.

8. Semente de abóbora: ajuda a tornar o pH do sangue mais alcalino, o que afasta inflamações.

9. Suco de uva integral: além de antioxidante, tem ação anti-inflamatória importante.

10. Açafrão:especiaria lotada de curcuminoides - compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade.

Gostou das dicas? Lembre-se que no Emporium Alimente você encontra linhaça, aveia, óleo de gergelim e muitos outros alimentos saudáveis!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Dicas para se prevenir do câncer de próstata



Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – doença que merece muito a atenção dos homens.

 Em 2012 (ano dos dados mais recentes), foram mais de 13 mil mortes no Brasil devido ao câncer de próstata. A estimativa é que, no mundo, um a cada seis homens tenha câncer de próstata.

Para evitar esta grave doença, é fundamental  fazer o toque retal da próstata e também seguir algumas orientações no dia a dia:

- Ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
- Evitar gorduras na alimentação;
- Consumir tomate;
- Praticar no mínimo 30 minutos de atividades físicas diários;
- Manter-se no peso adequado à altura;
- Não fumar;
- Não consumir álcool em excesso;
- Homens devem realizar exames de rotina e aqueles que têm histórico familiar da doença devem comunicar o médico.

Vale destacar que grande parte dos cânceres de próstata não causa sintomas no início, exatamente por isso é preciso se prevenir sempre!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

4 recheios saudáveis para a sua tapioca

A tapioca é um alimento que tem feito muito sucesso no cardápio das pessoas que seguem uma alimentação saudável! Isso porque, dependendo do recheio escolhido,  ela é pouco calórica, saudável e não contém glúten - substância que contribui para o acúmulo de gordura.

Por isso, hoje selecionamos algumas ideias de recheios lights para você se inspirar.

Tapioca de rúcula

2 colheres (sopa) de farinha de tapioca
1 xícara (chá) cheia de rúcula picada 
1 colher (sopa) de ricota fresca amassada 
Sal a gosto 
Pimenta do reino a gosto 
Salsa fresca picada

Como preparar: em um recipiente, amasse a ricota fresca e a rúcula crua até que se forme uma pasta e tempere a mistura com pimenta do reino, sal e salsa. Recheie a tapioca ainda quente.

Tapioca com chia

2 colheres (sopa) de farinha de tapioca
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de semente de chia
2 colheres (sopa) de queijo cottage

Como preparar: prepare a farinha de tapioca com a chia. Coloque a massa em uma frigideira bem quente e asse bem dos dois lados. Em seguida, com a massa ainda quente, coloquei o mel e o queijo.

Tapioca doce light
 1 banana 
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca
1 colher (sopa) de xarope de agave
1 colher (sopa) de farinha de amaranto
1 colher (sobremesa) de pasta de gergelim

Como preparar: prepare a farinha de tapioca junto à farinha de amaranto e asse a massa em uma frigideira quente. Em seguida, acrescente a banana e o agrave à pasta de gergelim. Coloque o recheio na tapioca.

Tapioca com pasta de amendoim
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca
1 banana
2 colheres ( sopa) de pasta de amendoim
Canela em pó a gosto

Como preparar: mistura a banana em pedaços com a pasta de amendoim e acrescente canela em pó a gosto. Acrescente o recheio na tapioca.

Gostou das sugestões?! Lembre-se que no Emporium Alimente, além da farinha de tapioca, você encontra todos os produtos para seguir uma alimentação saudável!





quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Xylitol: saudável, mas com o mesmo poder adoçante do açúcar

Você quer excluir o açúcar da sua alimentação, mas, às vezes, sente falta de adoçar alguma comida ou bebida, como, por exemplo, o café?!

Então saiba que o Xylitol, da Essential Nutrition, pode ser uma ótima alternativa para você. É um adoçante natural com o mesmo poder adoçante do açúcar, podendo ser utilizado na culinária e no dia a dia. 

O Xylitol é um adoçante dietético em pó à base de xilitol, que por sua vez possui poder adoçante semelhante à sacarose (açúcar comum), além de ser um substituto do açúcar mais saudável, já que é bem tolerado por diabéticos e possui diversas aplicações clinicas.

Entre os benefícios do Xylitol destacam-se:

- Possui baixas calorias;
- Apresenta baixo índice glicêmico – ou seja, não eleva bruscamente os níveis de açúcar no sangue;
- Não produz ácidos que danificam os dentes;
- É livre de aromatizantes artificiais;
- Livre de conservantes;
- Livre de corantes artificiais;
- Livre de adoçantes artificiais;
- É sem açúcar;
- Sem glúten;
- Sem lactose.

Recomendação de uso

Cada porção de 3,3g (uma colher de chá) de Xylitol contém 8 kcal e equivale ao poder adoçante de uma colher (de chá) de açúcar.

A dica é usá-lo em alimentos e bebidas substituindo o açúcar. (Isso,é claro, quando for necessário).

Gostou da dica? Venha garantir seu Xylitol aqui no Emporium Alimente!


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Monama: produtos 100% orgânicos para mudar a sua vida

“Bom para o meio ambiente, melhor pra você!”. Este é o slogan da Monama, marca de produtos 100% orgânicos certificados e que você encontra em Piracicaba aqui no Emporium Alimente!

A palavra Monama tem origem na língua indígena, onde “apomonama” significa “misturar as pequenas coisas”. E tudo começou quando Camila Brennand Fortes, sócia fundadora da empresa, percebeu que existia uma grande oferta de produtos alimentícios industrializados que acabavam causando males a seus consumidores.

Neste contexto, a Monama surgiu para suprir a carência no mercado brasileiro de produtos orgânicos e comprovadamente mais saudáveis, com a ideia de ver um mundo melhor e, com a proposta de, através da alimentação, mudar nossas vidas.

A Monana acredita que está na alimentação a chave para uma boa qualidade de vida. E isso não significa apenas manter uma dieta equilibrada em nutrientes e vitaminas; mas é preciso se atentar também em relação à origem destes alimentos que fazem parte do nosso dia-a-dia.

Para isso, oferece ao mercado produtos totalmente orgânicos. E sabe o que significa isso? Muito simples: é o alimento na sua forma mais pura, produzidos sem fertilizantes químicos ou agrotóxicos e com práticas de uso consciente e responsável do solo, água, ar e de todos os recursos naturais.

Agora você já conhece um pouco mais a proposta da Monama! Venha escolher seus produtos preferidos aqui no Emporium Alimente!




quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Clorella: inúmeros benefícios ao seu organismo


Você já ouviu falar sobre a Clorella? Saiba que ela pode trazer grandes benefícios ao seu organismo!

A clorella é uma alga verde que concentra altas quantidades de clorofila, pigmento vegetal que tem ação antioxidante e detoxificante. Dessa forma, torna-se uma poderosa aliada na proteção do nosso organismo.

Mas os benefícios da Clorella são inúmeros, pois em sua composição podem ser encontrados diversos nutrientes.

- É rica em proteínas e aminoácidos: destacam-se os aminoácidos tirosina e triptofano, que estão relacionados ao bem-estar e à saciedade, podendo, assim, auxiliar em dietas de emagrecimento.

-Possui Betacaroteno: que é precursor de vitamina A, antioxidante, e protege a pele das radiações solares.

- Possui fósforo: o que proporciona uma maior atividade cerebral.

- Possui vitaminas do complexo B e ferro: que auxiliam na formação e regeneração das células sanguínea.

- Contém vitamina C, vitamina K, inositol, magnésio, cálcio, cobre e zinco.

- Estudos recentes também têm demonstrado excelentes resultados com a utilização da Clorella no combate à hipertensão e na redução dos níveis de colesterol.

As recomendações de uso, geralmente, são tomar uma cápsula três vezes ao dia antes das principais refeições. Mas o ideal é seguir as orientações do seu nutricionista que saberá a melhor maneira de incluir a Clorella na sua dieta para que você usufrua de todos os benefícios que ela pode oferecer!



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação: dicas para uma vida mais saudável



Dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Para o Emporium Alimente – que tem a proposta de oferecer alimentos práticos e saudáveis aos seus clientes, incentivando sempre uma melhor qualidade de vida –, a data é de extrema importância.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a população sobre questões da nutrição e alimentação. Por isso, é uma boa ocasião para se lembrar, também, do quanto é importante ter bons hábitos alimentares para uma vida mais saudável.

Neste contexto, seguem algumas dicas importantes, que não devem ser lembradas apenas nesta data, mas todos os dias:

1 – Evite o máximo possível os refrigerantes e tenha cuidado com a escolha de sucos prontos. O consumo de refrigerantes normais está relacionado a diabetes e obesidade, enquanto o de não adoçados (como light, diet e zero) causa piora do funcionamento dos rins. A frutose proveniente das frutas e que adoça alguns dos sucos prontos, quando consumida em excesso, pode provocar aumento da pressão arterial.

2 - Distribua bem as refeições ao longo do dia: tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições (principalmente à noite).

3 - Aumente o consumo de líquidos ao longo do dia, preferencialmente água. A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a atividade das células corporais e o funcionamento do intestino. Não espere a sede... Se ela chegar, é sinal de que o corpo já está desidratado.

4 – Dê preferência aos alimentos integrais em substituição aos carboidratos refinados. Os integrais levam mais tempo para serem digeridos, promovendo maior saciedade e melhor funcionamento do intestino.

5 - Não consuma alimentos muito calóricos no jantar, isso pode prejudicar, inclusive, o sono. Além disso, como o metabolismo fica mais lento à noite, o gasto de calorias nesse período será menor, podendo levar ao ganho de peso.

6 - Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse. Para quem tem mais de 35 anos, exercícios físicos ajudam ainda a manter a massa muscular.

7 - Só consuma medicamentos sob orientação médica.

8 - Durma bem. E, para um sono mais tranquilo, evite refeições pesadas à noite, cafeína depois das 17 horas e exercícios físicos extenuantes no período noturno.

9 - Faça atividades de que goste bastante. Essa é uma ótima maneira de “sair da rotina” e de manter a motivação em relação a uma vida mais saudável.

10 - Procure informação e ajuda para parar de fumar ou de consumir álcool em excesso, se necessário. O cigarro é fator de risco para inúmeras doenças. Já o álcool, além de trazer problemas comportamentais, é bastante nocivo ao fígado e ao pâncreas, que são fundamentais para o nosso metabolismo.

Anote estas dicas e lembre-se que elas devem ser seguidas sempre! Para o Emporium Alimente, elas são parte da nossa filosofia de vida!

Fonte: com informações Einstein.com.br

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Nuts Bar: os benefícios das castanhas para o seu lanche diário



A Banana Brasil é uma empresa que tem como missão “pesquisar e comercializar produtos inovadores para uma alimentação prática e saudável”. Exatamente por isso, sua linha de produtos se encaixa perfeitamente na proposta do Emporium Alimente.
Entre os destaques da marca está a Nuts Bar, linha de barrinhas que combinam os benefícios das castanhas, sementes e frutas. São ideais para repor a energia de forma prática, saborosa e nutritiva.

Feita com castanhas combinadas a sementes e frutas selecionadas, as barrinhas são ainda feitas totalmente sem adição de açúcares, conservantes, aromas e corantes.

A Nuts Bar é encontrada nas versões Castanhas e Frutas e Castanhas e Sementes. Abaixo você confere os ingredientes de cada uma:

Nuts Bar - Castanhas e Frutas
INGREDIENTES: Amendoim, castanha de caju, castanha do Brasil, uva passa, maltodextrina, damasco desidratado, amêndoa, polidextrose, semente de girassol, goma acácia, gordura de palma, sal, umectante sorbitol, emulsificante lecitina de soja, edulcorante artificial sucralose e antioxidante natural tocoferol (vitamina E). CONTÉM GLÚTEN.

Valor energético: 125 kcal


Nuts Bar - Castanhas e Sementes


INGREDIENTES: Amendoim, castanha de caju, castanha do Brasil, maltodextrina, amêndoa, polidextrose, sementes de girassol, linhaça e gergelim, goma acácia, gordura de palma, sal, umectante sorbitol, emulsificante lecitina de soja, edulcorante artificial sucralose e antioxidante natural tocoferol (vitamina E). CONTÉM GLÚTEN.
Conservar em local fresco, seco e inodoro.

Valor energético: 132 kcal

Agora você já sabe: Nuts Bar traz os benefícios nutricionais das castanhas para seu lanche diário com muito sabor! Tenha sempre uma (ou mais) à mão!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Conheça bons motivos para consumir farelo de aveia

Você provavelmente já ouviu falar sobre farelo de aveia, mas se ainda não conhecia os bons motivos para incluí-lo na sua alimentação, vai conhecer agora!

O farelo de aveia pode ser consumido acompanhando frutas, misturado a sucos, iogurtes, vitaminas ou até mesmo em massas doces e salgadas de tortas, bolos e biscoitos.

Uma dica, inclusive, do PhD em Nutrição Luciano Bruno, na renomada palestra “DIGA-ME sobre o sucesso”, foi consumir o farelo de aveia mais leite de amêndoas antes de comer algo “fora da dieta”, por exemplo, num casamento ou outro evento especial. (Mas, é claro, isso é válido para ser feito vez ou outra, e não sempre).

Os benefícios que o farelo de aveia pode oferecer são inúmeros. Entre eles destacam-se:

Proporciona saciedade. O farelo de aveia possui dois tipos de fibras: as insolúveis, que não são quebradas pelo nosso corpo. E as solúveis, que absorvem a água e formam um gel no estômago e intestino, aumentando seu tamanho. O farelo ainda forra as paredes desses órgãos, tornando mais lenta a absorção dos nutrientes e deixando o bolo alimentar mais tempo parado. Com isso, a sensação é de saciedade.

Regula o intestino. O gel formado pelas fibras do farelo de aveia, quando elas entram em contato com a água, ajuda no trânsito intestinal. O farelo estimula também o crescimento da microbiota intestinal (ou flora intestinal), que são as bactérias benéficas e isso melhora o organismo de várias formas.

Ajuda o sistema imunológico. Por estimular o crescimento da microbiota intestinal, as fibras presentes na aveia também ajudam o sistema imunológico, já que 60% do total de imunoglobulinas do corpo estão nesse órgão. Além disso, as bactérias benéficas transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os microrganismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo corpo (criando uma defesa indireta).

Ajuda a prevenir diabetes. O gel formado pelas fibras retarda a absorção de alguns nutrientes, entre eles, a glicose, que acaba sendo enviada em doses menores para a corrente sanguínea.

Reduz o colesterol. Com o consumo do farelo de aveia, o colesterol também tem sua absorção reduzida devido ao gel formado pelas fibras. Isso faz com que o nutriente não sobre no corpo.

Proporciona bem-estar. A aveia contém triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do humor, conhecido como amigo do bem-estar.

Agora você tem ótimos motivos para incluir o farelo de aveia na sua dieta. Venha garantir o seu aqui no Emporium Alimente!




sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dica Emporium Alimente para seu final de semana: cacau em pó


Já conhece o 100% Cacau em Pó, da Jasmine? É um produto composto unicamente por cacau. Não contém conservantes, aditivos químicos, corantes ou aromatizantes artificiais e nem adição de açúcar.

O cacau em pó pode ser adicionado a sucos, vitaminas ou sobremesas. A recomendação geral é consumir 1 colher de sopa (3g) de cacau em pó por dia.

Além de delicioso, o cacau em pó oferece inúmeros benefícios. Confira:

Proporciona relaxamento e bem-estar: é fonte de triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina, o neurotransmissor ligado ao bem-estar;

Contribui para regular a flora intestinal: contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas, que por sua vez beneficiam nosso intestino;

Promove a saúde cardiovascular: é rico em fitoquímicos e flavonoides (epicatequinas) antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças;

Ajuda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial;

Pode beneficiar pessoas com diabetes: está relacionado com a melhora na ação da insulina, o hormônio relacionado com o diabetes.

Venha pegar seu cacau em pó aqui no Emporium Alimente e garanta receitas deliciosas e saudáveis para o seu final de semana! Esperamos por você!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Como fazer substituições saudáveis

Dra. Caroline Matos, nutricionista funcional

Falar em seguir uma alimentação saudável é falar, automaticamente, em fazer “trocas inteligentes”. Ou seja, abrir mão de alguns alimentos que, por um motivo ou outro temos o costume de consumir, mas que não fazem tão bem à saúde, e incluir na dieta outros que possam trazer benefícios!

Algumas pessoas, por exemplo, querem diminuir o consumo de leite no seu dia a dia. Mas não tem muita ideia de como fazer isso.

A nutricionista funcional Caroline Matos destaca que, para substituir o leite, primeiramente, temos que levar em conta que, fora o leite, seus derivados também são considerados nessa redução.

Pensando nisso, a nutricionista cita algumas trocas:

Manteiga, pode ser substituída por:

- Manteiga de coco (bater o coco até obter uma massa homogênea no processador)

- Manteiga de azeite extravirgem (pode misturar com erva e manter em geladeira para endurecer)

- Pasta de amendoim ou de qualquer outra oleaginosa (basta bater no processador para obter na forma de pasta)

- Tahine (creme de gergelim que já encontramos pronto)

“Todas as opções são boas fontes de gorduras saudáveis “, destaca a nutricionista Caroline Matos.

Queijo, pode ser substituído por:

- Queijo de outros animais como búfala, cabra e ovelha

- Tofu que pode ser usado como base para pastas com azeitona, manjericão, alcaparras ou tomate seco, por exemplo

- Patês: abacate + frango ou atum ou sardinha

- Ovo cozido ou mexido

“Todas essas opções são boas fontes proteicas”, explica a nutricionista Caroline Matos.

Iogurte, pode ser substituído por:

- Iogurte de soja, búfala ou ovelha

- Iogurtes caseiros colocando como base as oleaginosas como amêndoas ou macadâmias, por exemplo

Leite, pode ser substituído por:

- Bebidas vegetais que usam como base o arroz, amêndoas, quinua, macadâmias ou aveia que servem para serem utilizados no lugar de leite de vaca nas preparações. “Não servindo como substituição nutricional, já que essas bebidas têm como fonte principal o carboidrato ou gorduras boas”, destaca a nutricionista Caroline.

“ Para equilibrar as proporções de macronutrientes na dieta, a alimentação ao longo do dia deve ser pensada com o profissional que acompanha, respeitando as escolhas nutricionais do paciente – que pode ser vegano, vegetariano, intolerante ou alérgico ao leite de vaca”, acrescenta a profissional.

Como abandonar de vez o consumo de refrigerantes?
Caroline Matos explica que não costuma colocar opções para “substituir” os refrigerantes. “Não existem substitutos para alimentos que queremos realmente retirar do hábito da pessoa, para melhorar a adequação do paladar”, diz.

A nutricionista funcional sugere optar pelo consumo de sucos naturais com a fruta inteira ou água de coco natural.

Outras substituições importantes
De acordo com Caroline Matos, a substituição principal que as pessoas devem se preocupar em fazer é reduzir o número de alimentos com código de barras, os trocando por alimentos que possuam raízes, cascas, sementes, ou seja, que sejam naturais, com certeza. “Assim, já estão acertando bastante!”, finaliza.

Agora você sabe que não faltam opções para fazer trocas inteligentes e seguir uma alimentação mais saudável! Com certeza valerá muito a pena!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Benefícios e orientações de como consumir o óleo de abacate


Atualmente, se fala muito em óleos funcionais e, entre eles, destaca-se o óleo de abacate, que é um dos que mais oferece benefícios à saúde.

O consumo de óleo de abacate foi recomendado, inclusive, pelo PhD em Nutrição Luciano Bruno na renomada palestra DIGA-ME sobre o sucesso, realizada em Piracicaba, em agosto. A orientação é consumir 1 colher (sopa) 15 minutos antes do almoço e 1 colher (sopa) 15 minutos antes do jantar.

Outra dica do nutricionista é associar um punhado de semente de abóbora ao consumo do óleo de abacate: 1 colher de sopa de óleo de abacate + 1 punhado de semente de abóbora 15 minutos antes do almoço, esta é uma ótima estratégia para melhorar a digestão, a absorção de nutrientes e a modulação de hormônios que auxiliam a queima de gordura.

Boas razões para consumir o óleo de abacate

Abaixo você conhece alguns dos benefícios que o óleo de abacate oferece:

1. O óleo ajuda a controlar os níveis de cortisol – hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura abdominal. Com isso, ajuda quem quer conquistar uma barriga “chapada”.

2. Rico em ácidos graxos, o óleo diminui os níveis de triglicérides e de colesterol ruim, reduzindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

3. Com altas taxas de vitamina E, o óleo de abacate auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue. Protege ainda o organismo contra a aterosclerose e o envelhecimento precoce.

4. O óleo aumenta a produção de células de defesa no corpo, prevenindo gripes e infecções.

5. O óleo de abacate é fonte de vitamina A, antioxidantes e nutrientes que previnem catarata e outros problemas oculares.

Agora você já tem ótimos motivos para incluir o óleo de abacate na sua alimentação! Lembre-se que aqui no Emporium Alimente você encontra este e muitos outros produtos saudáveis!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Linha PerFeito oferece pratos congelados para uma refeição completa

Uma das grandes novidades do Emporium Alimente é a PerFeito: nova linha de refeições completas da marca Alimente!

São cinco opções de pratos congelados saudáveis para a sua semana:

- Penne integral + almôndegas + brócolis

- Hambúrguer à pizzaiolo + arroz integral / feijão + legumes souté

- Feijoada vegetariana + arroz integral + farofa + couve

- Strogonoff veggy +arroz integral à grega + batata dorê

- Quibe Assado + arroz integral + lentilha

Com esta nova linha, o Emporium Alimente espera facilitar ainda mais a vida de seus clientes e incentivar sempre mais as pessoas a seguirem uma alimentação saudável, independentemente da correria do dia a dia!

Por isso, não se esqueça: tenha sempre um congelado saudável em sua geladeira! Melhor ainda se ele for um prato completo, como são as opções da linha PerFeito!








quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Ideias para variar seu cardápio do jantar

A maioria das pessoas tem dúvidas sobre o que pode comer à noite, no jantar. Muitas vezes faltam ainda ideias de como variar o cardápio e, por isso, elas acabam comendo sempre as mesmas coisas (por exemplo, o mesmo prato do almoço).

A nutricionista funcional Marcela Mello destaca que o jantar sempre pede coisas mais leves, pois o ritmo biológico é outro e nosso organismo se prepara para regenerar. “Portanto é importante darmos substratos para esse corpo trabalhar de maneira adequada. Essa refeição sempre deve conter folhas verdes: as escuras e amargas são excelentes opções”, explica Marcela.

Dentro desta ideia, abaixo, a nutricionista funcional Marcela Mello separou algumas sugestões do que pode ser comido no jantar (para que a pessoa varie seu cardápio e não fique sempre com as mesmas opções):

- Salada crua com omelete de legumes.

- Sopa de legumes batida com tofu orgânico.

- 1 porção de edamamni + legumes refogados.

- Mix de cogumelos com salada.

- Salada crua com kibe de soja.

Para que não tem problemas com carboidratos no jantar, seguem mais ideias:

- Uma boa salada + salgado sem glúten e queijo de cabra.

- Lanche natural com pão sem glúten integral + antepasto com biomassa e salada.

Vale ressaltar que essas são apenas algumas ideias, pois um cardápio deve ser sempre feito de forma individualizada por um profissional para atender às necessidades de cada pessoa. Por isso, não hesite em procurar acompanhamento de um(a) nutricionista para orientar sua alimentação!


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Emporium Alimente participa da palestra DIGA-ME comandada por Bella Falconi e Luciano Bruno

A modelo fitness Bella Falconi e o PhD em Nutrição Luciano Bruno apresentaram, ontem (29/08), a palestra “DIGA-ME sobre o sucesso”, no Legrand Hall, em Piracicaba. O evento, que foi patrocinado pelo Emporium Alimente, reuniu cerca de 500 pessoas e foi um verdadeiro sucesso.

“Para o Emporium Alimente foi um prazer patrocinar um evento como este, que tem tudo a ver com a missão da loja: ajudar e incentivar cada vez mais as pessoas a seguirem hábitos de vida mais saudáveis”, comenta o proprietário Eduardo Fraccarolli Buriola.O PhD em Nutrição Luciano Bruno compartilhou com o público todo o seu conhecimento na área de alimentação e saúde em geral, dando ótimas dicas tanto para as pessoas que já tentam seguir bons hábitos alimentares, como para pessoas que estão pensando em dar o primeiro passo neste sentido.

Luciano Bruno destacou que a maioria das pessoas se preocupa muito com a questão da alimentação pré e pós treino, mas que isso não é tudo: muito pelo contrário, é fundamental dar importância ao que se vai comer ao longo de todo o dia.

O nutricionista reforçou que um plano alimentar deve ser sempre individualizado (ou seja, o que “dá certo” para uma pessoa, não necessariamente “dará certo” para outra), mas destacou que alguns produtos costumam trazer benefícios para a saúde de todas as pessoas. Entre eles: o cacau, o chá de gengibre, o óleo de abacate.

A top Bella Falconi, por sua vez, compartilhou muito mais do que um corpo bonito: deu dicas importantes e, sobretudo, motivou todos os participantes a lutarem por seus objetivos – independentemente de quais sejam eles.

Bella contou que, há alguns anos, não se sentia bem com sua aparência física e não estava com a saúde “legal”, quando, após o comentário de uma conhecida, percebeu que deveria criar metas e correr atrás dos seus objetivos com muita garra. Enfrentou alguns obstáculos, mas nunca desistiu.

Já em Piracicaba na tarde de quinta-feira, antes da palestra, Bella Falconi aproveitou para passar no Emporium Alimente e escolher seus produtos saudáveis preferidos.

Os participantes da palestra também foram presenteados com produtos do Emporium Alimente, como, por exemplo, barrinhas de cereais, ChocoLife e Karoço de açaí.






quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Arroz marroquino: combinação perfeita entre o saudável e o saboroso

O Arroz Marroquino Light da Alimente é outro prato de muito sucesso no Emporium Alimente. Isso porque é uma combinação perfeita entre o saudável e o saboroso!

O Arroz Marroquino é um prato vegano, sem lactose e livre de soja transgênica. Seus ingredientes são: proteína de soja, arroz integral, amêndoas descascadas, óleo de soja, shoyu, azeite de oliva, pimenta síria, canela e sal. Uma porção de 60g  (3 colheres de sopa) fornece apenas 100,7 calorias.

Além da questão do sabor e do fato de ser um prato saudável, a praticidade que oferece também chama a atenção: para servi-lo basta retirar da embalagem, colocar em uma panela e aquecer em fogo baixo por 10 minutos, mexendo sempre. Se necessário, acrescentar água.

O prato pode ser feito ainda no micro-ondas:  basta remover parcialmente a tampa protetora e aquecer em potência média (70%) por 3 minutos.

Todos os pratos da marca Alimente são produzidos sem conservantes, aditivos ou aromatizantes artificiais e preparados com baixo teor de sódio. Não são utilizadas gorduras saturadas ou trans.

No Emporium Alimente, além do Arroz Marroquino, você encontra outros produtos deliciosos da marca Alimente, como, por exemplo, a Panqueca integral de queijo e o Quibe Delícia.



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Panqueca Integral de Queijo é um dos pratos preferidos no Emporium Alimente

A Panqueca Integral de Queijo, da marca Alimente, é outro prato que, juntamente com o Quibe Delícia, faz o maior sucesso no Emporium Alimente. Além de deliciosa, é supersaudável – como os demais produtos da loja.

A panqueca da Alimente tem uma massa leve, saborosa e saudável. Sem ovos e feita com queijos livres do coalho animal, protege a saúde e cuida melhor da natureza. Os ingredientes são: proteína de soja, farinha de trigo, leite, farelo de trigo, óleo de soja, shoyu, salsa, azeite de oliva, molho de tomate, mussarela e sal.

Para consumi-la é muito simples: retire da embalagem; coloque no forno em temperatura média (200°C) por 15 minutos. Ou, se preferir, aqueça no micro-ondas em potência média (70%) por 2 minutos.

A panqueca é um prato vegetariano, livre de soja transgênica, mas, vale destacar, contém glúten e lactose. Duas unidades possuem apenas 312 calorias. Ou seja, são ótima opção para um almoço ou jantar saudável!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Saiba por que montar um cardápio semanal

Dra. Jackeline Taglieta
Atualmente, muitas pessoas tentam seguir uma alimentação equilibrada – não só por uma questão estética, mas também por uma preocupação maior com sua saúde e qualidade de vida.

Porém, muitas pessoas comentam também que encontram algumas dificuldades na hora de seguir uma dieta saudável: a “falta de tempo” e de “criatividade” para preparar seus próprios alimentos muitas vezes são queixas.

Com isso, tais pessoas acabam optando por comer fora ou fazendo, em casa, o que lhes parecer mais prático. Nesses casos, fica claro que, com mais organização e, consequentemente, com um pouquinho mais de tempo, elas conseguiriam seguir uma alimentação mais saudável, comendo fora e/ou optando por pratos prontos somente em ocasiões especiais.

Mas, a solução para esse problema é mais simples do que parece: que tal montar um cardápio semanal?
Os benefícios desse tipo de atitude são muitos! Confira abaixo:

Criatividade. Conforme destaca Jackeline Taglieta, nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, fazer um cardápio semanal, em vez de inventar em cima da hora o que fazer para comer, permite que sejamos mais criativos. “Com tempo, é possível pensar e até pesquisar novas possibilidades de preparar um mesmo alimento”, diz.

Variação de alimentos. Jackeline Taglieta destaca que, ao esquematizar o cardápio da semana, também visualizamos melhor nossa alimentação, e isso nos ajuda a identificar monotonias alimentares e nos estimula a variar mais o menu, o que é bastante rico do ponto de vista nutricional. “Exemplo: em vez de feijão todo dia, por que não variar com grão de bico, lentilha?”, comenta.

Economia de tempo. Otimização do tempo sem dúvida é um grande ganho para quem faz planejamento semanal do cardápio, conforme destaca Jackeline Taglieta. “Isso ocorre pelo fato da pessoa otimizar as compras no varejão e supermercado. E por permitir que se utilize períodos mais livres para adiantar pratos que serão servidos em posteriores. Por exemplo:  é possível já deixar a sopa pronta e congelada, o quibe assado, o refogado que irá na abobrinha recheada de amanhã já adiantado, lavar as folhas da salada... E, sabendo  previamente das tarefas, é possível inclusive dividi-las entre os familiares”, explica.

Menos ansiedade. Outro ganho bastante positivo, conforme explica Jackeline Taglieta, é a redução da ansiedade em relação à comida, por todos da família, por já saber o que "vamos jantar ou almoçar hoje".

Alimentação mais saudável. Jackeline destaca que, como consequência desse planejamento prévio, reduz-se quase que totalmente o risco de pedir pizza, abrir um pacote de macarrão instantâneo ou comer um pão francês com frios para jantar, por exemplo, “por que não tinha nada pra comer".

Dicas para montar o cardápio semanal

Grande parte das pessoas aproveita o descanso de domingo para preparar seu cardápio semanal e já fazer as compras no supermercado.

Uma dica legal é contar com a praticidade que o Delivery do Emporium Alimente (http://www.emporiumalimente.com.br/) oferece para garantir seus produtos preferidos (e que farão parte do seu cardápio da semana). E o melhor de tudo é que as compras podem ser feitas, inclusive, aos domingos... E logo na segunda-feira pela manhã, os produtos serão entregues no conforto do seu lar.

É importante que o cardápio semanal seja feito conforme as orientações passadas por um nutricionista. Então, caso você ainda não tenha se consultado com um, pense nesta possibilidade... O(a) profissional poderá te ajudar muito, inclusive te dando boas dicas para que você monte um bom cardápio semanal.

“O nutricionista vai identificar junto ao cliente suas necessidades nutricionais específicas, ou seja, as quantidades de cada alimento que lhe são recomendadas, que alimentos ele deve comer em mais ou menor frequência, se existem alimentos que  ele não deve consumir devido a, por exemplo, alergias alimentares subclínicas. E com o nutricionista, o cliente terá mais segurança de elaborar o cardápio semanal que esteja de acordo com as suas necessidades e com a sua rotina”, destaca Jackeline Taglieta.

O que não pode faltar no cardápio semanal?

A nutricionista Jackeline explica abaixo o que levar em consideração na hora de montar um cardápio semanal:

1. Via de regra: verduras e legumes no almoço e no jantar; e em uma das duas refeições pelo menos deve ter um verde-escuro (couve, brócolis, espinafre, escarola, rúcula, agrião...);

2. Leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico): normalmente é indicado uma vez ao dia, mais comumente no almoço;

3. Sempre opte por bons carboidratos: arroz integral, quinua, batata doce etc.;

4. No jantar, prefira pratos mais simples e únicos, do tipo quibe, omelete, peixe acompanhados da salada ou verduras e legumes cozidos, ou então sopas com bastantes legumes, verduras e somente um tipo de carboidrato (ou batata, ou macarrão, ou mandioquinha etc.).

O que não deve fazer parte do cardápio semanal

Abaixo, Jackeline Taglieta cita o que não deve fazer parte do cardápio semanal da pessoa que tenta seguir uma alimentação saudável.

Frituras: representam calorias extras desnecessárias e aumentam muito o perfil inflamatório da alimentação, o que é bastante indesejável para o organismo.

 Embutidos de forma geral: linguiça, salsicha, presunto etc. São ricos em sódio, gorduras saturadas, glutamato monossódico, corantes e conservantes potencialmente cancerígenos.
Temperos industrializados (do tipo caldos prontos): possuem altíssimo teor de sódio (ruim para rins e saúde cardíaca) e de glutamato monossódico, um realçador de sabor que por si só engorda.

 Pratos congelados ou empacotados que contenham o glutamato ou gordura vegetal hidrogenada: esse tipo de gordura, além de prejudicar o controle do colesterol, altera a glicemia. Leia sempre a lista de ingredientes dos produtos industrializados.


Com essas dicas, fica mais fácil você se organizar e montar com antecedência seu cardápio semanal, garantindo uma alimentação mais saudável para toda a família!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Quibe Delícia é um dos pratos de maior sucesso no Emporium Alimente

Um dos produtos de maior sucesso aqui no Emporium Alimente é o Quibe Delícia! Assado, com cobertura de queijo tipo catupiry, é leve, saboroso e nutritivo e agrada a muitos tipos de paladares.

O produto, da marca Alimente, é vegetariano e livre de soja transgênica. Os ingredientes são: trigo para quibe, requeijão tipo catupiry, proteína de soja, limão, azeite, óleo de soja, hortelã, molho shoyu, molho de pimenta e sal marinho.

O Quibe Delícia, além de ser saboroso, chama muito a atenção pela praticidade que oferece às pessoas que não comem carnes e também àquelas que se preocupam, simplesmente, em seguir uma alimente saudável: é um produto congelado e, para consumi-lo, basta retirá-lo da embalagem, colocá-lo no forno em temperatura média (200°C) por 20 minutos.

Quem quiser pode ainda preparar os quibes no micro-ondas: basta aquecer em potência média (70%) por 2 minutos.

No Emporium Alimente você encontra ainda outros produtos deliciosos da marca Alimente, como, por exemplo, a Panqueca integral de queijo e o Arroz marroquino.

Todos os pratos da marca Alimente são produzidos sem conservantes, aditivos ou aromatizantes artificiais e preparados com baixo teor de sódio. Não são utilizadas gorduras saturadas ou trans.


quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bons motivos para consumir o Karoço de açaí

Você já provou o Karoço de açaí? Se ainda não, vai conhecer agora bons motivos para consumi-lo!

O Karaço é um snack funcional: natural, prático e saboroso. Por ser riquíssimo em antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e retarda o envelhecimento combatendo os radicais livres.

Além dos antioxidantes, o Karoço é rico em selênio e vitamina C, entre outras vitaminas, é um produto zero açúcar, sem glúten, sem lactose, sem conservantes, sem corante e sem sódio. Ou seja, pode ser consumido por todo tipo de pessoa: desde um diabético até uma pessoa que somente gosta de se alimentar de forma saudável!

Com todos os benefícios que o Karoço de açaí oferece, ele se torna um ótimo complemento alimentar, pode ser saboreado, por exemplo, no lanchinho da tarde, após o treino para baixar os radicais livres etc. Enfim, vale muito a pena incluí-lo na dieta!

Abaixo você confere alguns depoimentos de especialistas sobre o Karoço, disponíveis no site do produto:

"Finalmente no mercado uma alternativa de lanche saudável para sugerir aos pacientes: Karoço de Açaí! Prático e versátil pode ser indicado para o lanche das crianças até praticantes de atividade física. Excelente fonte de antioxidantes e selênio além da presença do cacau que lhe confere um atrativo a mais. E se não bastasse não ter corantes nem conservantes é isento de glúten, soja, leite de vaca e seus derivados e adoçado com stévia. Melhor impossível!"
*A Dra. Gisela Savioli é Nutricionista Clínica Funcional e Fitoterapeuta Funcional.

"O Karoço de Açai é uma excelente alternativa saudável para os lanches intermediários e sobremesas desde crianças à praticantes de atividade. Reúne as propriedades antioxidantes do açaí, da vitamina C (acerola), do selênio (castanha-do-brasil) e do cacau. Além das substâncias antioxidantes, que auxiliam o sistema de defesa do organismo a combater as espécies reativas de oxigênio, o Karoço de Açaí contribui com o efeito estimulante devido ao guaraná em pó, é adoçado com estévia e não tem glúten."
Dra. Erika Almeida-Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional

"O Karoço de açaí é uma maneira diferente, divertida e prática de se incluir na alimentação uma série de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Com a vida corrida que levamos esse tipo de alternativa saborosa e fácil de carregar, é uma ótima opção para os lanches de crianças, adolescentes e adultos! Com excelentes concentrações de antioxidantes, como vitamina C e flavonoides, ele protege o organismo contra os radicais livres, prevenindo doenças como o câncer; além disso, melhora o sistema imunológico e fornece energia, melhorando a disposição!"
Dra. Natália Colombo – Nutricionista Clínica Funcional




quinta-feira, 10 de julho de 2014

Produtos Mr. Veggy são fabricados a partir de matérias primas selecionadas e temperos in natura

Desde 2008 em Piracicaba, o Emporium Alimente busca desde o princípio oferecer variedade, qualidade e praticidade aos seus clientes, por meio de produtos saudáveis preparados sempre com ingredientes selecionados.

Dentre a grande variedade de produtos encontrados na loja, os congelados chamam bastante a atenção, não só pela praticidade que oferecem, mas também pelo sabor – que agrada a maioria das pessoas.

O pastel de forno integral recheado, o hambúrguer de legumes e a coxinha vegetariana da Mr. Veggy, por exemplo, são produtos que fazem o maior sucesso... E não somente entre os vegetarianos e veganos! Isso porque são supersaborosos, saudáveis e práticos.

De acordo com informações da Mr. Veggy, seus produtos são indicados para veganos, vegetarianos e pessoas que querem reduzir o consumo de carne no dia a dia ou, simplesmente, consumir produtos mais saudáveis.

Os produtos da Mr. Veggy são fabricados a partir de matérias primas selecionadas e temperos in natura. É utilizada, por exemplo, a gordura de palma, rica em vitaminas A e E, e isenta de gorduras trans.

Os produtos contêm sal marinho, que não passa pelo processo de refinamento térmico como o sal comum, mantendo elementos naturais. A Mr. Veggy trabalha ainda apenas com soja não transgênica certificada.

Os salgados são preparados com farinha de trigo integral, que concentra maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais que a farinha refinada.

Os produtos Mr. Veggy são congelados, garantindo sua qualidade e durabilidade por pelo menos 6 meses. Não são utilizados conservantes ou glutamato monossódico.

Os alimentos da Mr. Veggy apresentam ainda sabor exclusivo, pela utilização de ingredientes frescos de horta em seu preparo!

Esses deliciosos e saudáveis produtos da Mr. Veggy – pastel de forno integral recheado, hambúrguer de legumes e coxinha vegetariana – você encontra aqui no Emporium Alimente! Se ainda não provou, precisa provar!




quinta-feira, 3 de julho de 2014

O sal e os perigos que oferece à saúde


Você provavelmente já ouviu falar que consumir muito sal não é nada bom para saúde. Mas será que realmente já parou para pensar nos riscos que esse consumo pode oferecer?

Daniela Mendes Tobaja, nutricionista, pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL-VP, explica que o sódio é um mineral de símbolo Na+ que, quando misturado ao cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal de cozinha.

A recomendação diária, ainda de acordo com a profissional, é de 1,7g de sódio – o que equivale a 5g (1colher de chá) de sal.

De acordo com Daniela Tobaja, o sódio é encontrado abundantemente em “alimentos de origem animal e industrializados, como embutidos (presunto, salame, mortadela, salsicha), miojo, temperos prontos, na maioria de salgadinhos e biscoitos, industrializados, sucos de caixinha, muitos congelados, como pizza - que pode conter a quantidade máxima diária em apenas uma fatia”, destaca.

Riscos à saúde

Abaixo a nutricionista Daniela cita os riscos que o excesso de sódio oferece à saúde:

- Hipertensão (pressão alta);

- Retenção de líquidos;

- Aumento de quadros inflamatórios, como obesidade, celulite, gastrite, colite, entre outros;

- Aumenta o risco de cálculo renal;

- Piora o funcionamento tireoidiano, principalmente devida à presença de cloro (presente no sal) .

Substituições

A nutricionista Daniela cita ainda sugestões de substituições para evitar o consumo excessivo de sódio:

Suco natural ou polpa congelada;

Temperos naturais (alho, cebola, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, pimenta);

Ovo como uma alternativa de substituição aos embutidos e outras preparações caseiras;

“Quando for necessária a utilização do sal, boas opções são o sal marinho ou sal do Himalaia que – por não passarem por branqueamento – são ricos em 84 elementos minerais. O sal Himalaia também é muito interessante devido ao seu grau de pureza, livre de toxinas”, destaca a nutricionista Daniela.

Agora você já conhece os riscos que o consumo excessivo de sódio oferece à saúde e sabe de que tipo de alimento deve “fugir” neste sentido. Mas, lembre-se sempre de consultar um nutricionista que passará todas as informações do que não pode faltar e do que não deve fazer parte da sua dieta, respeitando suas particularidades!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A importância do café da manhã e dicas do que consumir

Nutricionista Rita Eleutério
Você já deve ter ouvido falar, ao menos uma vez, sobre a importância de se tomar um bom café da manhã, mas, se nunca entendeu o porquê disso vai gostar bastante da explicação abaixo!

A nutricionista Rita Maria Corte Eleutério reforça que o café da manhã é uma refeição muito importante, visto que as pessoas, enquanto dormem, passam aproximadamente oito horas em jejum. “Durante o sono, ocorre mobilização de nutrientes para manutenção das necessidades energéticas dos nossos órgãos vitais. Quando acordamos, o armazenamento desses nutrientes está baixo e por isso se faz necessária a reposição, para que possamos fazer nossas atividades diárias”, explica.

Se faltarem nutrientes nesse horário, destaca a nutricionista, o organismo dispara um sinal para o cérebro, alertando para que ocorra redução do metabolismo, isto é, diminuição da velocidade de produção energética e, consequentemente, ocorre maior acúmulo de gordura corporal.

O que comer no café da manhã?

Rita explica que é fundamental uma avaliação individualizada, mas de modo geral, no café da manhã não pode faltar:

* Uma fonte de carboidrato mais complexo que irá proporcionar fornecimento de energia rápida, principalmente para o cérebro. Exemplos:
Pão integral
Pão proteico de aveia
Tapioca

* Uma fonte de proteína. Exemplos:
Pasta de soja
Homus
Ricota

* Uma fonte de vitaminas e minerais: uma porção de fruta ou suco de frutas vermelhas, suco verde, vitaminado de frutas, suco de melão. “Lembrando sempre que devemos priorizar os sucos naturais ou a polpa congelada e não sucos artificiais, néctar de frutas e enlatados”, destaca a nutricionista.

* Uma fonte de ômegas 3 e 9: amêndoas, castanha-do-pará, avocado, que além desses óleos essenciais, fornecem também vitamina E que é antioxidante e interage com a vitamina C das frutas, além de outros minerais importantes.

Por fim, Rita Eleutério destaca que todos esses alimentos devem ser devidamente porcionados de acordo com a necessidade energética de cada pessoa, “considerando-se idade, sexo, peso atual e atividade física e com adequação da proporção de carboidratos / proteína”.


Agora você já conhece a importância do café da manhã, por isso, nunca pule essa refeição! Peça sempre à sua nutricionista sugestões para uma café completo, saboroso e saudável! 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

A diversidade de novos produtos para uma vida saudável

Dra. Caroline Matos, nutricionista funcional

Atualmente, existe um empenho crescente por parte da população em seguir uma alimentação equilibrada – não só por uma questão estética, mas também devido a uma preocupação maior com a saúde e com qualidade de vida.

Mas, é fato, também, que algumas  pessoas comentam que não conseguem seguir uma dieta equilibrada porque “não têm tempo” para prepararem seus próprios alimentos. Assim, acabam comendo fora ou fazendo, em casa, o que lhes parecer “mais rápido”.

Pensando nisso, abaixo, a nutricionista funcional Caroline Matos dá algumas dicas importantes a essas pessoas, falando, inclusive, sobre a diversidade de novos produtos que existe hoje para uma vida mais saudável.

Orientações para quem tem pouco tempo para preparar suas refeições

Caroline Matos destaca que, para ter uma dieta equilibrada e saudável, a pessoa realmente precisa dedicar um pouco do seu tempo. “Esquente água no micro-ondas e coloque a mesma quantidade para ferver no fogão: gasta o mesmo tempo! Temos conceitos equivocados em 'dar ou não trabalho'. Penso que devemos dedicar um tempo para cuidar de nós mesmos, é um carinho pessoal, com meu corpo e com minha saúde”, diz.

A nutricionista acrescenta, porém, que é possível “facilitar”, optando por refeições mais rápidas, e não, necessariamente, completamente industrializadas. “A ideia é organizar a alimentação previamente e ter disciplina, assim os industrializados por completo entram somente quando for preciso”, diz.

Fazer compras, pelo menos uma vez por semana, dos perecíveis é imprescindível. “Além disso, é preciso se organizar para não ter perda de alimentos”, destaca Caroline.

Ao longo do dia, a sugestão da nutricionista é combinar frutas com sementes (chia, girassol, abóbora, linhaça, gergelim) ou oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, pistache). “É possível ainda deixar refeições pré-preparadas, como lavar folhas verdes e manter em refrigeração, além de alguns legumes cozidos”, acrescenta.

As panelas elétricas também são excelente opção para acelerar o processamento de alimentos, conforme destaca Caroline. “E ainda existem empresas se especializando cada vez mais em fabricar produtos com o mínimo de conservantes e o máximo de qualidade e sabor dos alimentos”, diz.

O que levar em consideração na hora da compra dos produtos

Caroline Matos concorda que algumas empresas já têm se preocupado com a qualidade dos alimentos vendidos, com a quantidade de conservantes presente neles e, também, pensado na praticidade para o consumidor.

“Ao adquirir um alimento quase pronto para consumo, observe na lista de ingredientes do que realmente é feito o alimento, lembre-se que a ordem dos ingredientes indica a quantidade da maior para menor proporção, por exemplo: em um chocolate de boa qualidade, o cacau vem no segundo ou terceiro lugar na ordem dos ingredientes... Prefira aqueles que mostram o açúcar depois do cacau”, orienta a nutricionista.

Caroline acrescenta que é importante observar ainda o teor de sódio nos industrializados, que pode ser apresentado não somente como “sal”, mas também com os nomes “de sódio”, “sódico” ou “sódica”. “Quanto menos melhor!”, destaca a nutricionista.

Por que diminuir o consumo de doces

Muitas pessoas sentem dificuldade em cortar (ou pelo menos diminuir) a quantidade de doce que consomem.

Caroline Matos destaca que, antes de pensar em restringir algum alimento, é importante entender o porquê dessa necessidade de consumo ou dependência do paladar. “É muito diferente ter vontade e ter necessidade. Vontade a maioria das pessoas tem e é normal. O doce não vai deixar de ser gostoso e agradável ao paladar, deve-se pensar se existe necessidade do consumo. Comer doce abusivamente, em qualquer momento, como fuga, independente do humor: se está feliz, se está triste... Quando tudo vira motivo para comer mostra dependência do paladar”, diz.

Nesses casos, explica a nutricionista, o interessante é tratar essa dependência antes de tentar reduzir ou retirar em frequência o consumo dos doces. “A dica é iniciar por opções de doces mais saudáveis como os chocolates com alto teor de cacau, sobremesas à base de alfarroba (planta que imita chocolate), doces à base de frutas e, principalmente, ter cuidado com a quantidade e frequência de consumo”, diz.

Caroline destaca que existem muitas receitas de sobremesas saudáveis, sorvete à base de banana, mousse de chocolate com abacate, bolos ricos em fibras. “E ainda, elas podem levar oleaginosas e óleo de coco na preparação, por exemplo”, acrescenta.

Dieta não é sinônimo de restrição

Caroline Matos destaca que dieta já foi sinônimo de restrição. “As pessoas precisam entender que nutricionista não deve ser visto como um profissional que faz perder peso através de radicalismos ou restrições, e sim como uma pessoa que irá direcionar, acompanhar, servir como parceira na busca da consciência alimentar”, diz.

Ainda de acordo com a nutricionista, entender a composição dos alimentos e o que eles fazem no nosso corpo é fundamental. “Assim a nutrição age da maneira que deveria atuar sempre: de forma preventiva aos desarranjos possíveis no organismo”, diz.

Caroline ressalta que é muito complicado falar de “alimentos gostosos”: o que é agradável a um paladar, não necessariamente o é a outro. “Existem pessoas que preferem alimentos salgados; as outras, doces; e ainda aquelas que gostam de coisas azedas”, diz. Mas, de forma geral, a nutricionista cita a existência de alguns produtos saudáveis e saborosos que agradam a maioria das pessoas:

- Sucos industrializados orgânicos de embalagem de vidro ou os de caixinha em que a própria caixa serve como conservante (e não aqueles de adição);

- Barras de cereais orgânicas sem adição de açúcar e de vários sabores;

- Arroz integral associado a grãos (saber preparar e combinar com alimentos faz com que fique mais agradável ao paladar);

- Hambúrgueres orgânicos com baixo teor de sódio e conservantes.

Orientações para quem não come carne

Algumas pessoas, por diferentes motivos, estão deixando de comer carne no dia a dia. Caroline Matos conta, inclusive, que no último ano atendeu muitas pessoas que aderiram a esta restrição.

De acordo com a nutricionista, o cuidado que se deve ter nesse caso é em relação ao teor proteico de alimentação e à vitamina B12. “Cresceu muito a oferta de produtos direcionados para pessoas que não comem carne e eles ficaram tão gostosos que indico mesmo para aquelas que comem carne, como uma opção do cardápio para mudar um pouco o paladar”, destaca.

Caroline explica que se tornar vegetariano também significa ter mais atenção aos alimentos e aumentar a variedade deles. “Não adianta ser vegetariano e comer arroz branco com feijão somente. É preciso usar todos os tipos de arroz (vermelho, cateto, integral, negro, selvagem), todas as leguminosas (grão de bico, lentilha, ervilha, soja, vagem e todos os tipos de feijão), além de frutas, verduras, legumes, sementes e oleaginosas”, destaca a nutricionista.


Todas as dicas da nutricionista reforçam que é possível seguir uma dieta equilibrada sem grandes restrições. Claro, dedicação e perseverança devem fazer parte do dia a dia dessas pessoas que estão buscando um corpo e uma vida mais saudáveis através da boa alimentação. Mas, com certeza, os resultados alcançados mostrarão que “vale a pena”!